Construção de ponte

Construção de ponte: saiba como é o processo e quais são as maiores do mundo

A construção de ponte envolve projetos e obras de engenharia que são capazes de fascinar qualquer pessoa. Você provavelmente já passou ou passa por uma todos os dias, não é mesmo?

Essas construções se tratam de extensões maciças de concreto, metal e fios e pesam milhares de toneladas. E mesmo assim elas permanecem em pé após um desastre natural, por exemplo.

Geralmente, são empresas especializadas que constroem pontes por meio de processo de licitação. Ou seja, todas as pontes, no Brasil, são construídas por meio de dinheiro público. Assim, o melhor projeto que atenda o interesse público ganha a concessão para criar a obra.

Sendo assim, preparamos este texto para que você saiba como é o processo de construção de ponte e quais são as mais fascinantes em todo o mundo. Boa leitura!

Como é a construção de ponte?

Como é a construção de ponte

Geralmente, o tempo de duração de construção de ponte é bastante longo. Elas podem ser suspensas, inclusive, durante algumas épocas do ano e de acordo com a região em que é construída.

O primeiro passo é posicionar as colunas, contudo esse é um processo bastante complexo. Após as escavações iniciais e a retirada de detritos, a estrutura de base é preenchida com concreto.

Assim, em uma região de rio ou marítima, por exemplo, essas colunas são enterradas metros ao fundo da superfície da água.

Depois disso, coloca-se a base. Ela é como se fosse uma barragem que impede a entrada de água. Com isso, o líquido que escapa é bombeado para o rio ou o mar, de acordo com a localização.

A coluna é construída e pesam várias toneladas. Em seguida, insere-se o corpo da ponte – são segmentos pré-construídos colocados por meio de guindastes.  

Quais são as formas mais comuns de pontes?

Quais são as formas mais comuns de pontes

Há quatro formas mais comuns de construção de ponte: suspensas, vigas, arco e cantilever. Entre as maiores do mundo, o material mais utilizado é a viga, por ser um modelo simples de construir e, por conseguinte, mais barato.

As pontes em arco e suspensas, normalmente, são criadas nas transposições de rios e lagos. Porém, estas se tornam uma opção apenas quando há a necessidade de passagem de transportes em seu percurso.

Em relação às pontes em cantilever, são modelos flexíveis e podem suportar grandes cargas. Desse modo, são as mais usadas em locais com fluxo intenso ou com muitas vibrações de vendas e tremores de terra.

Quais são as maiores construções de pontes do mundo?

Existem algumas pontes com dimensões e design diferenciado ao redor do mundo. A seguir, você vai conhecê-las.

Ponte Danyang-Kunshan

Essa construção de ponte ostenta o título de maior ponte do mundo de acordo com o Guinness World Records, desde 2011.

É um viaduto, que se encontra na província de Jiangsu, no leste da China. Ele faz parte da linha ferroviária de alta velocidade que liga as cidades de Pequim a Xangai.

Essa ponte se baseia em vigas de caixa oca, que foram inseridas em pilares feitos sob solo macio. De acordo com a empreiteira responsável, a construção é capaz de suportar tufões e terremotos de nível 8.

Ponte Changhua Kaohsiung

Essa construção também faz parte de uma linha ferroviária. Sua extensão total é de 157,3 km. Nos primeiros cinco anos após sua criação, 200 milhões de passageiros já foram transportados por essa rota que se encontra na costa oeste de Taiwan.

Ponte Cangde Grand

Outra construção de ponte gigantesca é a ponte Candgde Grand. O viaduto ferroviário, que é suportado por mais de 3.000 cais, é parte da conexão rápida de trem de Pequim a Xangai.

Durante o projeto de construção dessa ponte, pensaram também em uma estrutura que fosse capaz de resistir a terremotos.

Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau

A conexão entre Hong Kong sobre o Delta do Rio das Pérolas se baseia em diversas pontes – inserindo três pontes estaiadas – e túneis.

Essas pontes estaiadas e um túnel a mais de 5 km entre duas ilhas criadas artificialmente possibilitam a passagem de grandes navios.

Desse modo, a conexão rodoviária sobre a ponte marítima mais longa do planeta se baseia em três faixas nas duas direções.

Ponte Jiaozhou Bay

Outro projeto que se encontra na China. A construção dessa ponte começa na Baía de Jiaozhou e se conecta com as cidades de Huangdao e Qingdao, no leste do país.

Sua peça central é uma ponte rodoviária de quase 27 km de comprimento sobre a Baía. A estrada da estrutura conta com três faixas em ambas as direções.

Calçada do Lago Pontchartrain

A construção de ponte feita a base de concreto protendido é uma conexão rodoviária nos Estados Unidos. Desse modo, ela se baseia em duas pontes paralelas, a 24 metros de distância, sobre os quais o tráfego é efetuado em direções opostas em duas faixas.

A ponte ocidental foi a primeira a ser construída. 11 anos depois que houve a finalização da ponte oriental.

Ponte Rio-Niterói

No Brasil, temos a ponte Rio-Niterói, que é a maior do país. Seu nome oficial é Ponte Presidente Costa e Silva – homenagem ao ex-Presidente Arthur Costa e Silva.

Sua construção se deu durante a ditadura militar e ela atravessa a baía de Guanabara, ligando, dessa maneira, duas cidades – Niterói e Rio de Janeiro. Seu pilar mais alto tem 72 metros.

Ponte Rodo Ferroviário do Rio Paraná

Essa é a única ponte no estilo rodoferroviário no nosso país. Sua construção ocorreu sob dois andares. Assim, a parte de cima conta com pistas de circulação rodoviária, ao passo que a parte de baixo é exclusiva para o transporte ferroviário.

Conclusão

Como você pôde ver, a construção de ponte é um tipo de obra que demanda tempo e muito planejamento.

Existem vários projetos incríveis pelo mundo, como também aqueles que ainda estão em construção.