Como escolher as cortinas de sua nova casa ou apartamento

Como escolher as cortinas de sua nova casa ou apartamento?

Depois de encontrar o imóvel, seja uma casa, ou um apartamento ideal junto à imobiliária, a hora mais esperada pelos moradores é a escolha da decoração. Afinal, ela transmite a personalidade da família, atendendo aos gostos pessoais e necessidades, o que impacta diretamente sua qualidade de vida e bem-estar no dia a dia. Nesse sentido, um elemento que pode ser subestimado, mas tem grande importância é a cortina, trazendo conforto visual, térmico, acolhimento e aconchego. No entanto, ainda assim sabemos que nem todo mundo sabe como escolher a ideal e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas de como escolher as cortinas de sua nova casa.

Quais são os principais tipos de cortinas?

Existem diferentes tipos de cortinas disponíveis no mercado, atendendo a todos os gostos, necessidades e utilidades. Confira abaixo os principais:

  • Cortina de voil: feita com um tecido fino e transparente, traz leveza ao ambiente, deixando-o mais aconchegante;
  • De sarja: indicado para bloqueio solar nos ambientes, o modelo geralmente é usado junto com outro tecido de caimento leve, visto que é mais encorpado;
  • Blackout: perfeita para quem não gosta da incidência de luz solar ao longo do dia, sendo capaz de bloquear 100% da luminosidade do ambiente;
  • Persianas: existem diferentes modelos de persianas, como a filetada, rolo, double vision, painel e romana, cada uma com uma função diferente;
  • Cortina de teto: esse tipo é utilizado em claraboias e para cobrir vãos, sendo indicado para áreas externas;
  • Duofold: parecida com as persianas, essa cortina tem um sistema que possibilita a abertura tanto para cima como para baixo, em que o teci­­­do se recolhe em dobras espaçadas ou plissadas.

Onde usar cortinas?

As cortinas podem ser usadas nos mais diferentes ambientes, como nas salas, cozinhas, quartos e até mesmo banheiros. Contudo, é importante saber como escolher a ideal, visto que cada ambiente possui uma exigência e combinação adequada. Por isso, não deixe de contar com a ajuda de um designer de interiores ou arquiteto, além de seguir nossas dicas abaixo.

Como escolher cortinas?

Depois de entender sobre os tipos de cortinas e onde utilizar esses elementos funcionais e estéticos, confira abaixo alguns dos principais itens que precisam ser considerados antes de escolher a cortina ideal:

Medidas

O primeiro passo é tirar as medidas da parede, começando pela altura e largura do espaço onde a cortina será instalada. A regra geral é optar por cortinas mais longas, que vão do chão ao teto, pois deixam os ambientes mais sofisticados e ampliam o pé direito. Elas devem ser instaladas junto ao teto, mas o comprimento não deve se estender mais do que cinco centímetros do chão. Em relação a largura, o ideal é que sobre cerca de 20 centímetros para cada lado, a fim de garantir o bloqueio adequado da luz. 

Funcionalidade

Depois de tirar as medidas da parede, o próximo passo é considerar qual será a funcionalidade da cortina no ambiente, ou seja, sua principal função. Ela irá bloquear a luz, promover privacidade ou apenas decorar o espaço? Dependendo da função, um tipo de cortina deverá ser escolhido.

Cores

Quando falamos nas cores das cortinas, as mais indicadas são as claras e neutras, como branco, off White, bege, areia ou rosé. Isso porque, elas deixam os ambientes mais leves e podem ser combinadas facilmente com os mais diferentes estilos de decoração. Por outro lado, se quer bloquear a passagem da luz, é importante escolher tecidos mais escuros, ou o blackout, com voil claro. Por outro lado, cortinas coloridas ou estampadas precisam ser muito bem planejadas e usadas com parcimônia, pois não podem sobrecarregar o ambiente.

Tecido

O tecido mais usado nas cortinas da sala, por exemplo, é o voil, visto que é leve, fluido e possui excelente acabamento. Mas, além dele, também é possível utilizar linho, algodão e seda. No entanto, se preza por maior bloqueio de luminosidade, aposte em um tecido mais grosso e encorpado, como sarja e veludo, por exemplo. Ainda é possível optar por um modelo com camada dupla ou tripla, mas isso vai depender da necessidade e estilo que deseja dar ao ambiente.

Trilho ou varão

Por fim, você pode optar por dois tipos: trilho ou varão. No primeiro, os acabamentos possíveis são prega americana, macho, fêmea e painel. No segundo, os acabamentos costumam variar entre argolas, ilhoses e passantes de tecido. Já quando falamos em persianas, elas podem ser usadas sozinhas ou combinadas com as tradicionais cortinas de pano.

Então, agora que você sabe como escolher as cortinas de seu novo imóvel, já pode colocar nossas dicas em prática. É importante ter um bom planejamento, assim como contar com a ajuda de profissionais especializados, a fim de garantir maior harmonia e sofisticação no ambiente. Lembre-se ainda de considerar a decoração dos espaços, funcionalidade da cortina, tecido adequado, as cores e medidas, a fim de garantir um resultado esteticamente agradável e funcional no dia a dia.