Projetos de sucesso

Projetos de sucesso: Fatores críticos de sucesso em projetos

Os projetos de sucesso geralmente são medidos na base da popularidade e fama. Afinal, tende-se a entender que um projeto somente teve sucesso se ele estiver presente em todas as mídias especializadas e populares.

No entanto, não é bem por aí. Afinal, projetos de sucesso têm ingredientes muito mais acessíveis do que a popularidade generalizada. O cumprimento de metas e o alcance de objetivos internos deve ser considerado um projeto de sucesso.

Para entender como “chegar lá”, consultamos a Agenda Consulta, uma plataforma de saúde que conecta profissionais a pacientes no Brasil inteiro e que construiu, ao longo de anos, a sua proposta de valor em um projeto de sucesso.

Projetos de sucesso são diferentes uns dos outros

Cada projeto é único, específico e exclusivo. Isto é, cada um deles vai trabalhar de acordo com a necessidade do escopo e planejamento da equipe. O que define o sucesso de um projeto não é ele estar na mídia ou na boca do povo. Mas sim, o cumprimento de metas e objetivos propostos, dentro do orçamento e prévias.

O momento mais difícil de um projeto, geralmente, é a sua saída da inércia. Afinal, tirá-lo do zero e fazê-lo andar é algo bastante complexo que pode levar muito tempo – dependendo da equipe.

Por isso, é muito importante que o profissional defina algumas coisas para ter projetos de sucesso. Veja a seguir.

Definição de sucesso

Antes de mais nada, é preciso restabelecer o conceito de sucesso para quem deseja empreender ou mesmo liderar uma equipe. O conceito de sucesso é muito amplo e muitas vezes é totalmente atrelado ao estilo de vida e princípios de quem atua.

Mas, sejamos honestos: o sucesso é totalmente relativo e deve ser medido de forma cautelosa e com base naquilo que é realmente importante para o projeto. Cada mini-meta atingida, pode ser considerada como sucesso. As coisas estão caminhando e dando certo.

Não existe uma “linha de chegada” na grande maioria dos empreendimentos, já que eles são vivos. Por isso, medir o sucesso com base nos passos mensais, semestrais ou anuais, é o melhor caminho.

Metas claras e alcançáveis

Quando você estabelece metas e objetivos em projetos de sucesso, fica mais fácil para medir se isso está ou não dando certo. No entanto, essas metas e objetivos devem ser viáveis, alcançáveis e dentro do orçamento definido. Caso contrário, as metas ousadas e o “pensar grande” só vai trazer frustrações para a equipe.

É preciso, sim, pensar grande. No entanto, é preciso estabelecer, também, um passo a passo viável para chegar lá. Caso contrário, haverá apenas uma pressão pelo grande objetivo e o sucesso não é percebido ao longo da jornada.

Prazos são necessários

Muitas vezes os prazos não são saudáveis em um projeto. No entanto, eles são fundamentais para atingir as metas e objetivos diários. É isso que faz o projeto andar.

No entanto, colocar metas de prazos para alcançar determinados objetivos, não é adequado. Afinal, não há como prever o futuro, pois ninguém tem bola de cristal. Coloque prazos apenas naquilo que está no seu controle e trabalhe muito naquilo que você pode controlar.

Liderança e acompanhamento próximo

Com as metas estabelecidas e o projeto andando, é preciso fazer acompanhamentos de perto para entender se tudo está andando. A liderança sobre a equipe que está atuando deve acontecer de maneira rotineira. Todos precisam ir para a mesma direção e entender os objetivos globais. As pessoas precisam ter propósito e precisam se sentir parte.

Um passo de cada vez

E por fim, dê um passo de cada vez. Não atropele as tarefas, entenda que as coisas levam tempo e foque naquilo que você tem controle. Essa é a sua melhor chanec de construir projetos de sucesso.