custos envolvidos na compra de um imóvel

Quais são os custos envolvidos na compra de um imóvel?

Encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária é o sonho de boa parte dos brasileiros. Afinal, uma casa ou apartamento que atenda nossas necessidades e promova conforto é primordial para uma boa qualidade de vida e, dependendo do caso, construção de patrimônio. Contudo, é primordial ter um bom planejamento financeiro, pois ao contrário do que podem pensar, existem outros custos além da compra do imóvel em si que precisam ser considerados. 

Na hora da compra, o indicado é reservar 5% do valor da propriedade para custos adicionais, que envolvem documentação e impostos. Mas, antes de fechar o negócio, é importante estar atento ao que realmente é necessário. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar quais são os custos envolvidos na compra de um imóvel, seja ele financiado ou à vista. Vamos lá?

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis

Também conhecido como ITBI, esse imposto deve ser pago pelo comprador ao município em que o imóvel está localizado e apresentado no momento de dar entrada na escritura do imóvel. O valor da alíquota varia de cidade para cidade, mas geralmente fica entre 2% a 4% do valor da propriedade, sendo um imposto obrigatório. 

Escritura Pública

Ela é elaborada pelo Cartório de Notas, sendo o documento responsável por comprovar que um proprietário está transferindo o imóvel para o outro. A escritura é obrigatória para pagamentos à vista, pois em casos de imóveis financiados, o contrato de financiamento bancário é equivalente. Seu valor é tabelado e varia de acordo com o estado em que o imóvel está localizado e seu valor. 

Registros

No registro de imóvel você declara quem é o proprietário legal e formal da casa ou apartamento, assim como se a propriedade do bem está sendo transferida para outra pessoa. Ele é feito no Cartório de Registro de Imóveis, local em que são registrados a Escritura Pública de Compra e Venda (em caso de pagamento à vista) ou Contrato de Financiamento do Imóvel (em compra financiada). 

Somente com um desses documentos em mãos e com o comprovante do pagamento do ITBI é que o registro será feito. Seu valor depende do estado em que o imóvel está localizado, sendo que a taxa geralmente fica abaixo de 1% do total da propriedade. 

Avaliação bancária

Ela é cobrada pelos bancos em casos de imóveis financiados, sendo que o custo se refere à vistoria do imóvel e de toda a documentação necessária para liberar o crédito imobiliário. O valor irá variar de acordo com a instituição financeira. A taxa para vistoria fica entre 3 a 4 mil reais, sendo que ela não pode ser parcelada, devendo ser paga à vista junto com a entrada no financiamento. 

Outros possíveis gastos que podem surgir

Confira abaixo alguns outros custos que podem surgir em sua compra de imóvel: 

Taxa de corretagem

Esse é o valor pago ao corretor de imóveis, variando de acordo com o tipo, região em que ele está localizado e também da empresa que o corretor trabalha. Contudo, geralmente o valor fica entre 5% a 6% sobre o valor total do imóvel. Lembre-se que você deve saber qual é a taxa de corretagem antes de dar início às negociações, além do fato de que ela não pode ser parcelada. 

Custos com a preparação do imóvel

Outros gastos implícitos com a compra de um imóvel são os da preparação do lar, ou seja, custos com mudança, móveis novos, decoração, reformas e acabamentos, etc. Sendo assim, não deixe de ter um planejamento financeiro e saiba exatamente o que pode arcar e o que deverá ser deixado para o futuro. 

Documentação

Ao comprar um imóvel que possui dívidas atreladas a ele, elas vão diretamente para você, visto que se torna o titular e responsável por elas. Sendo assim, antes de fechar qualquer negócio, consulte toda a documentação do imóvel e também do proprietário. Peça para o vendedor tudo o que for possível, mas se ele não tiver ou não souber onde estão, procure o cartório em que o imóvel foi registrado. 

Estrutura

Por fim, ao visitar o imóvel junto à imobiliária, é importante observar o máximo de detalhes possíveis. Isso porque, podem existir problemas, como infiltração, pisos e janelas quebrados, pintura descascando, etc. Tudo isso irá gerar um custo extra no momento em que for se mudar e você precisa estar ciente de todos eles para evitar surpresas desagradáveis. 

Então, agora que você sabe quais são os custos envolvidos na compra de um imóvel, já tem maior noção de como isso impacta sua compra. Afinal, por mais que você tenha o valor da casa ou apartamento, existem gastos obrigatórios e ainda outros que podem surgir de forma inesperada. Sendo assim, não deixe de se organizar e ter um bom planejamento, pois dessa forma consegue evitar problemas e dores de cabeça desnecessárias.