E-mail Marketing x WhatsApp

E-mail Marketing x WhatsApp: conheça as vantagens de cada um

Toda boa campanha de marketing utilizada por uma empresa deve sempre prever o uso de mais de um canal de comunicação para ser realmente eficaz quanto ao seu relacionamento com a sua base de clientes, promovendo dessa maneira a sua atração, retenção e fidelização.

Durante muitos anos, o e-mail se transformou em uma valiosa ferramenta de comunicação entre as pessoas até o surgimento do WhatsApp que popularizou e mudou significativamente a forma como as pessoas trocam mensagens pelos seus dispositivos móveis e se comunicam diariamente com os seus amigos, familiares e até clientes.

Hoje, o impacto dessa transformação se estende às estratégias de marketing, criando-se assim uma falsa dicotomia entre E-mail Marketing e WhatsApp Marketing. Isso porque à medida que os canais de comunicação se diversificam, o marketing digital precisa agregar e se renovar para se manter cada vez mais efetivo em relação à competitividade das empresas (que precisam investir em novas maneiras de potencializar a sua visibilidade na web). 

Conheça aqui as vantagens do E-mail Marketing e do WhatsApp

1. E-mail Marketing

Com o advento das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, deu-se a impressão de que o e-mail passou a ser um meio de comunicação menor hoje em dia. Além disso, as técnicas de marketing do início da web, costumeiramente invasivas, fizeram com que a reputação do E-mail Marketing sofresse danos ao longo dos anos. Contudo, na atualidade, o e-mail contemporâneo voltou a ganhar extrema relevância nas campanhas adotadas pelas organizações. A base dessa estratégia é o envio automatizado de e-mails para uma lista de contatos de forma mais humanizada e personalizada, agregando mais valor aos seus negócios. Elencamos aqui as principais motivações que fazem do E-mail Marketing uma poderosa ferramenta para sua empresa:

– Alcance absoluto

Há mais de 4 bilhões de usuários de e-mail ao redor do mundo. Ter um endereço de e-mail é praticamente obrigatório para se navegar na internet, logo apostar no relacionamento comercial por e-mail é uma estratégia que pode garantir um alcance muito maior, otimizando significativamente os seus negócios.

– Mais previsibilidade

Ainda pensando nas redes sociais, cada post publicado no Facebook ou no Instagram pode não chegar a todos os usuários previstos. Isso acontece porque esses sites usam algoritmos para proporcionar o conteúdo mais relevante (de acordo com o perfil do usuário, o que inclui: páginas curtidas, posts compartilhados, comportamento de amigos e palavras pesquisadas). Ou seja, não há como prever quantas pessoas verão o seu anúncio nessas plataformas. Com o E-mail Marketing, basta ter uma lista de contatos e enviar e-mails direcionados para seus clientes potenciais.

– Diversidade de formatos

O layout padrão do corpo do e-mail pode ser personalizado (dependendo da intenção e da criatividade da empresa). As mensagens não têm limite de caracteres, sendo possível a inclusão de imagens, vídeos e GIFs (e até mesmo usar templates especiais). A diversidade de opções estéticas faz do e-mail uma oportunidade e tanto para investir em estratégias comunicativas e totalmente inovadoras.

2. WhatsApp

Atualmente, esse é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários. Desde 2014, o WhatsApp vem revolucionando a comunicação interpessoal, representando uma atividade diária na vida de seus usuários. Com ele, não existe mais a preocupação com o preço das ligações interurbanas ou até mesmo internacionais. Hoje, através da sua versão chamada WhatsApp Business para pequenos e médios negócios, a sua empresa pode programar mensagens automáticas, organizar contatos e muito mais. Veja, abaixo, como esse aplicativo pode ser um importante aliado das suas estratégias de marketing:

– Instantaneidade e acessibilidade

No passado, a possibilidade de ser atendido por um(a) atendente de uma empresa para resolver sobre um problema de um determinado produto ou serviço dependia única e exclusivamente do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Esse canal ainda é muito utilizado por muitas empresas, porém ter um canal mais próximo do cliente e que ofereça a rapidez de troca de mensagens tem se tornado cada vez mais atraente. Essa possibilidade logo se amplia quando pensamos na grande popularidade e acessibilidade dos smartphones. Dessa forma, o WhatsApp aplicado ao marketing traz mais agilidade ao seu  atendimento (o que é sempre muito bem-vindo!).

– Contato mais direto

O contato próximo que o aplicativo promove é sempre vantajoso, trazendo credibilidade à empresa e segurança ao cliente (além de passar a sensação de proximidade e disponibilidade). Mas, é preciso estar atento quanto aos cuidados adicionais que devem ser observados para não ser invasivo ou inconveniente. Um ponto importante é obter a autorização expressa do usuário para entrar em contato com o cliente pelo telefone.

– Acompanhamento da jornada do cliente

Fazer o monitoramento da jornada de cada cliente demanda rapidez e uma segmentação especial. Devido à praticidade e imediatismo típicos do app, o WhatsApp é certamente um instrumento vital para fazer esse acompanhamento. Quanto mais rápido for o contato da sua equipe de vendas com o lead interessado em adquirir o seu produto ou contratar o seu serviço, mais provável será a conversão.

Como integrar as vantagens do E-mail marketing e do WhatsApp?

O E-mail Marketing tem uma capacidade muito maior de alcance massivo, enquanto o WhatsApp é mais adequado para estabelecer contatos individuais e personalizados (ou seja, cada uma das plataformas traz benefícios). O ideal é saber aproveitar os seus pontos fortes e usá-los de maneira combinada para atender às necessidades da empresa e a sua base de clientes (assim você melhora a presença da sua marca na internet e conta com mais opções de contato com os seus consumidores).

– Faça ações complementares com as duas plataformas

No caso do E-mail Marketing e do WhatsApp, é possível atuar de forma que os dois canais se complementam na hora do atendimento ao cliente. Os dados cedidos pela base de leads podem ser organizados em uma lista de contatos (armazenada no WhatsApp, por exemplo). Ao fazer isso, sua equipe dedicada ao atendimento tem a possibilidade de manter as informações devidamente catalogadas e acessíveis, otimizando sensivelmente o processo.

– Realize envios de mensagens automatizados

O E-mail Marketing e o WhatsApp possuem recursos próprios para enviar mensagens automaticamente e, hoje, o atendimento automatizado é uma tendência mais do que consolidada no comércio digital, representando vantagens importantes em termos de rapidez, instantaneidade e resolução de problemas. Dessa forma, a sua empresa pode programar mensagens específicas para quando alguém entrar em contato com o WhatsApp fora do horário comercial. Já quanto ao E-mail Marketing, a automação tem sido muito utilizada para o envio de ofertas, newsletter e diversos tipos de conteúdos personalizados.