Moda vegana

Moda vegana: Quais são as características principais da moda vegana 2023?

A moda vegana não é apenas uma moda passageira. Envolve a consciência e preocupação ética com o material de cada item a ser usado, tornando-o um modo de vida e uma filosofia.

Como resultado, as roupas veganas são feitas de materiais e tecidos que não envolvem matérias-primas de animais e nenhum sofrimento animal durante qualquer etapa da produção.

Continue lendo este conteúdo para conhecer algumas das melhores marcas de moda vegana!

Moda vegana: Quais são as características principais da moda vegana em 2023?

À medida que o veganismo torna-se popular, cada vez mais pessoas reavaliam todas as facetas de suas escolhas de estilo de vida. Isso também se aplica no mercado de luxo.

Diversas marcas e estilistas buscam uma postura ética em relação a suas roupas e acessórios para atender à crescente demanda por coleções livres de crueldade animal.

O veganismo é o resultado da preocupação com a exploração e o sofrimento animal e também da conscientização ecológica. Tendo em vista que uma indústria da pecuária gera muitos impactos ao meio ambiente, que aumentam ao consumir carne e usar couro ao produzir itens.

Entre os tecidos veganos mais populares estão:

-Algodão

Por usarem menos água e protegerem a saúde do solo, o plantio de algodão e sua colheita são menos prejudiciais ao meio ambiente.

-Rayon de bambu

É um material artificial feito a partir da extração de celulose da madeira do bambu, que é uma matéria-prima natural. O produto final é uma textura macia e confortável.

-Linho

Feito a partir da extração da planta do linho, que requer o mínimo de adubação química e irrigação durante o cultivo.

-Nylon

A primeira fibra sintética feita no mundo é um dos tecidos mais usados e, além de durar bastante, resiste aos amassados.

-Poliéster

É uma fibra artificial que regula a temperatura corporal. Embora o seu uso seja muito controverso devido aos produtos químicos que contém, a reciclagem pode reduzir os seus efeitos ambientais.

-Lycra

Muitas vezes conhecido como lycra, é uma fibra sintética feita de poliuretano segmentado. É bastante apreciado, e suas qualidades mais populares são sua elasticidade e maciez.

-Couro sintético

Um material sintético feito de poliéster, poliuretano e polivinílico. O resultado é comparável a um couro legítimo, mas sem sofrimento animal e a um preço mais acessível.

-Piñatex

É um tecido feito com as fibras das folhas do abacaxi. Dependendo do tratamento, pode ter texturas e cores diferentes, inclusive ao couro.

Melhores marcas de moda vegana

Ao contrário do que muita gente pensa, as roupas veganas não contém nada de feio ou sem graça. Estamos falando de roupas feitas sem materiais de origem animal, tais como:

  • Couro;
  • Lã;
  • Cashmere;
  • Camurça;
  • Qualquer tipo de pele de animal, penugem, seda, etc.

Veja logo abaixo algumas das melhores marcas de moda vegana!

1. Samburá

A sandália Samburá, feita em PVC expandido e produzida no Brasil, contém 70% de componentes vegetais. O modelo é bem leve, e confortável, além de ser muito estiloso e 100% reciclável.

As tiras contam com fivelas figurativas não ajustáveis com um belo acabamento e o solado é texturizado. Essa sandália apresenta detalhes adicionais como o logotipo da marca em alto relevo e nome impresso na palmilha e entressola.

As sandálias são unissex e estão disponível em uma série de cores diferentes. Para conferir o modelo, basta acessar o site da Use Samburá!

2. King 55

A linha King 55 é bem grande. No site da marca, você encontra roupas masculinas e femininas, acessórios e sapatos – o melhor é que tudo é vegano. A missão da King 55 é trabalhar de forma Vegana e Sustentável com responsabilidade social e ambiental, ao oferecer produtos livres de qualquer tipo de crueldade animal.

A King 55 vende produtos online e em suas lojas de São Paulo, na Vila Madalena e Pinheiros.

3. Fauno

A marca Fauno é uma loja que vende roupas masculinas e femininas. A marca prioriza roupas e acessórios livres de crueldade animal e apoia o comércio justo no Brasil.

4. Conceito Ada

Uma marca que privilegia o consumo consciente chama-se Conceito Ada. A marca tem três pilares (slowfashion, veganismo e feminismo), 28 tamanhos (uma variedade de 7 tamanhos diferentes oferecidos em 4 comprimentos, no total são 28 tamanhos) e 0 coleções.

Sim, isso mesmo! O objetivo de não produzir coleções é evitar o consumo desequilibrado. Por isso, os itens são pensados para que suas cores e estampas façam excelentes combinações de looks entre si.

5. Gioconda Clothing

Gioconda é uma marca de roupas veganas femininas. O principal objetivo da marca é levar conforto às mulheres por meio de seus produtos, que vão desde lingeries e acessórios até roupas para sair e roupas para ficar em casa.

Agora que você já sabe quais são as principais marcas de moda vegana, não esqueça de compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também têm interesse sobre o assunto!