Formas para abrir uma empresa

Formas para abrir uma empresa

Conheça as características de um empreendedor de sucesso, aprenda a planejar com eficiência, revise todas as etapas para registrar uma empresa, saiba como escolher o nome e a localização de uma empresa e leia dicas importantes para simplificar o processo.

Com as informações certas, persistência e organização, abrir um negócio e acertar as contas com um escritório de contabilidade será mais fácil do que você imagina!

No entanto, existem alguns custos indiretos que podem ser empurrados para os bolsos dos empreendedores. Esses custos incluem aluguel, reforma do ponto de venda e custos contábeis que o empresário incorre antes mesmo de iniciar o negócio.

Observe que o ponto de venda deve ser configurado no início do processo de registro.

Isso é necessário porque o planejamento da cidade pode impossibilitar a realização de determinadas atividades em determinados locais e, durante o processo de registro, órgãos reguladores, como bombeiros e fiscais sanitários, são fiscalizados para obter alvará de funcionamento.

Para abrir uma empresa: Documentos Necessários

A formalização do seu negócio é o primeiro passo para iniciar um negócio ou de como abrir uma empresa, mas você deve garantir que obtém corretamente todos os registros, licenças e autorizações necessárias.

Mesmo após obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e se registrar no INSS, você ainda precisa de uma série de alvarás, registros e alvarás municipais e estaduais para operar legalmente.

A falta de qualquer um desses documentos pode atrasar ou até impedir que você abra seu negócio. Observe que você precisará de uma autorização diferente para cada filial ativa e/ou formulário corporativo que escolher para iniciar seu negócio.

As leis da cidade e do estado em que sua empresa está localizada também podem exigir certas leis. Portanto, é importante consultar um contador que esteja familiarizado com as leis locais.

Para ajudá-lo nessa importante etapa de negócios, compilamos os principais documentos necessários para começar neste guia.

Licenças e inscrições para os órgãos públicos

A aprovação da autoridade supervisora ​​é um pré-requisito para a obtenção de uma licença comercial. Eles variam muito dependendo do setor, localização e até mesmo do tamanho da empresa. Algumas atividades comerciais exigem até mesmo uma autorização das Forças Armadas – por exemplo, empresas de explosivos, guerra e produtos químicos controlados. Os registros e licenças mais comuns são:

• Licenças Ambientais: Obtidas junto aos Órgãos Ambientais Municipais e Estaduais e IBAMA. Muitas vezes é exigido por empresas envolvidas em atividades industriais, metalúrgicas, mecânicas, têxteis, químicas, calçadistas e agrícolas.

• Licenças Sanitárias: Obtidas junto aos órgãos de vigilância sanitária municipal, estadual e federal. Utilizado principalmente por empresas das indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

• Controle do cumprimento das normas de segurança: realizado pela brigada de incêndio, quase todas as empresas estão sujeitas a esse controle.

• Além dos registros e licenças municipais e estaduais, algumas atividades exigem registro em órgãos federais como Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Polícia Federal, etc.

Você deve consultar um contador que, dependendo do seu ramo de atividade e outras características, é a pessoa mais adequada para orientá-lo na obtenção de todas as licenças e registros necessários para o seu negócio.

Para abrir uma empresa: Conclusão

Chega de patrões, abrir uma empresa é uma ideia muito comum entre os brasileiros. Muitas pessoas colocam essa ideia em prática e finalmente realizam seus sonhos. O que aconteceu, porém, foi que, apesar das boas intenções e iniciativa, em muitos casos a falta de planejamento tornou esses empresários reféns de seu novo patrão: o banco.

Se os traders tivessem tomado certas precauções antes de abrir, o número de empresas que fecharam prematuramente poderia ser muito menor. É por isso que preparamos uma lista de coisas que todo empreendedor deve levar em consideração ao iniciar um negócio.