Melhores animais para se ter em apartamento

Melhores animais para se ter em apartamento

Cada vez mais pessoas procuram um apartamento junto à imobiliária, a fim de garantir seu próprio canto e maior liberdade, principalmente com o aumento da urbanização nas mais diferentes cidades do mundo. No entanto, é fato que a solidão é algo muito comum nos dias atuais, sendo que adotar um animal de estimação é uma ótima maneira de garantir maior bem-estar no dia a dia. Afinal, além de ter uma companhia, essa também é uma forma de desenvolver novas responsabilidades, compartilhar amor e cuidado. 

Inclusive, isso pode ser alcançado com diferentes bichinhos, além dos tradicionais cães e gatos. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com os melhores animais para se ter em apartamento. Portanto, se você está pensando em adotar um pet, não deixe de acompanhar até o fim. 

1. Tartaruga 

Com um comportamento bastante tranquilo, a tartaruga é um ótimo pet para se ter em apartamento. No entanto, é importante escolher uma espécie adequada para o espaço e tempo que você pretende se dedicar, pesquisando o tamanho que ela pode chegar na vida adulta. Isso porque, algumas podem crescer em até 20 vezes. Além disso, lembre-se que existem tartarugas de água e de terra, assim como algumas mantêm hábitos semiaquáticos. Enquanto a tartaruga de água precisa de um aquário bem preparado, a de terra exige alguns cuidados específicos, além de uma alimentação equilibrada.  

2. Porquinho da Índia

Fofo e extremamente dócil, o porquinho-da-índia é outra opção excelente para se ter em apartamento, fazendo pouco ou nenhum barulho. Ele é considerado um animal bastante sociável e que gosta de companhia, sendo recomendado que seja adotado sempre com um parceiro para não se sentir sozinho. O principal cuidado com esse bichinho é a alimentação, com água sempre limpa e fresca, além de variar entre ração, frutas e vegetais frescos.  

3. Coelho

As raças de coelho toy ou anões são as mais indicadas para quem vive em apartamento e quer ter um bichinho de estimação. Contudo, é importante que ele saia, pelo menos, duas vezes por dia da jaula e tenha um ambiente seguro para se mover com liberdade e poder explorar o ambiente. Além disso, a socialização não pode ser feita de forma imediata, mas sim por etapas, a fim de entender como será sua adaptação. Em relação à alimentação, deve ser balanceada e rica em fibras. 

4. Gato

Os gatos conquistam cada vez mais pessoas com seu jeito único (e por vezes mal compreendido), sendo excelentes para apartamentos. Isso porque, são animais calmos, não fazem muita bagunça, se adaptam bem em ambientes menores e, ao contrário do que podem pensar, são extremamente carinhosos. Ele não exige grandes adaptações no espaço, apenas bebedouro e comedouro sempre limpos e cheios, areia higienizada, um local para descansar e algo para arranhar. 

5. Hamster

Os hamsters não poderiam ficar de fora de nossa lista, sendo ideais tanto pelo tamanho, como pela facilidade de cuidar. Contudo, é importante que a jaula seja preparada e enriquecida, além de manter uma ótima higiene dentro dela. Em relação aos roedores, deve-se ficar atento para evitar que ele desenvolva algumas doenças, além de ter uma expectativa de vida entre 2 a 4 anos dependendo da raça. Por isso, se quer um pet que viva mais tempo, esse pode não ser o ideal. 

6. Cachorro

É claro que o melhor amigo do homem também iria aparecer por aqui, sendo possível criá-lo em apartamento, desde que se tenha comprometimento e responsabilidade. Além disso, investir no adestramento também é uma opção interessante, pois com isso é possível evitar comportamentos exaltados e que causem desconforto com os vizinhos. De modo geral, eles gostam de atenção e carinho, sendo necessário ter os devidos cuidados com alimentação e higiene. 

7. Furão

O furão vem ficando cada vez mais popular nos lares brasileiros, pois além de terem aparência muito fofa, também têm muita energia, podendo ser extremamente carinhosos, quando vivem em um ambiente adequado. É importante, portanto, oferecer um espaço para que ele se exercite e brinque à vontade, pois a atividade física é essencial para que ele mantenha um peso saudável e comportamento equilibrado. 

8. Chinchila

Por muito tempo, as chinchilas eram confundidas com hamsters ou porquinhos-da-índia, mas são espécies completamente diferentes. Com porte pequeno, aspecto adorável e comportamento bastante alegre e carinhoso, a chinchila é um ótimo animal para se ter em apartamento, podendo viver mais de 20 anos em um ambiente positivo. Mas, para isso, é importante enriquecer o ambiente e promover uma nutrição bastante rica e variada. 

Então, agora que você conhece alguns dos melhores animais para se ter em apartamento, já pode escolher qual bichinho irá te fazer companhia. Contudo, não se esqueça de analisar o espaço e tempo disponível para se dedicar ao novo integrante do lar. Afinal, é fundamental ter responsabilidade e entender que eles exigem não apenas cuidados básicos, como também atenção e amor.