Como melhorar a entrega do Instagram

Como melhorar a entrega do Instagram

Melhorar a entrega de conteúdo no Instagram é um grande desafio. Além do algoritmo da plataforma ter passado por várias atualizações, os usuários mudaram o seu comportamento ao longo dos anos. Por conta disso, criar conteúdo nessa mídia social se tornou uma tarefa trabalhosa.

Para ter um Instagram de sucesso e melhorar a entrega é necessário ser profissional, é necessário caprichar ao escolher o nome para instagram, é necessário conectar com o público correto, atualizar com frequência a rede com conteúdo de qualidade.

E não é qualquer conteúdo, precisa ser conteúdo que agregue valor. Por exemplo, ainda que o feed do usuário esteja cheio de novidades, é provável que ele não acompanhe nem metade das páginas que segue.

Para se ter uma ideia, antes do fim do feed cronológico, as pessoas só visualizavam 30% dos perfis que elas seguiam. No entanto, após a extinção desse feed em 2016, essa porcentagem se tornou ainda menor.

Por isso, é muito importante aplicar estratégias que chamem a atenção do algoritmo. Afinal de contas, mesmo seguindo seu perfil, dificilmente alguém lembrará de sua página se o próprio Instagram não a mostrar.

Para ajudar nesse sentido, este texto explicará como melhorar a entrega do Instagram. Assim, será possível ter bons resultados na plataforma, pois o próprio algoritmo mostrará o seu conteúdo.

Algoritmo do Instagram

Para entender como melhorar a entrega do Instagram, é preciso conhecer o algoritmo da plataforma. Sem entender esse robô, fica muito difícil crescer nessa rede social.

Assim como o Facebook, o Instagram também adotou um algoritmo que analisa quais conteúdos são mais importantes para os usuários. Aliás, tanto Facebook quanto o Instagram pertencem a mesma empresa. Por isso, as mudanças que ocorrem numa dessas plataformas também costumam acontecer na outra.

Ao estudar o algoritmo, é preciso entender que ele não se importa com as páginas que os usuários seguem. Ele analisa apenas o número de vezes que o usuário interage com a página ou não.

Por exemplo, se você segue o influenciador A, mas nunca entra na página dele, o algoritmo não mostrará esse conteúdo para você. Por outro lado, se você não segue o influenciador B, mas curte e comenta em vários de seus posts, o algoritmo te mostrará essa página com mais frequência.

Para entender os critérios do algoritmo para mostrar algum conteúdo, veja dados que ele considera relevante:

  • – Número de curtidas;
  • – Engajamento (comentar, reagir, salvar, compartilhar);
  • – Horário dos posts;
  • – Frequência de interação entre os perfis;
  • – Assuntos de interesse;
  • – Constância;
  • – Atividades recentes;
  • – Frequência de uso;
  • – Tempo online na plataforma;
  • – Localização.

Mudanças e atualizações no Instagram

Analisando o que foi explicado anteriormente, parece que chamar a atenção do algoritmo é algo simples. Afinal de contas, ao fazer o público interagir mais vezes com seus posts, o robô mostrará seu conteúdo para mais pessoas. Entretanto, gerar interações no Instagram não é tão fácil assim.

Primeiramente, o feed da plataforma está cheio de conteúdos, pois milhões de pessoas postam diariamente. Por conta disso, seu post simplesmente irá “sumir” no meio dos outros. Ademais, o Instagram muda o algoritmo com frequência, pois gosta de privilegiar seus novos formatos.

Por exemplo, quando o Facebook não conseguiu comprar o Snapchat, ele criou os Stories, ferramenta similar a de seu concorrente. Como a plataforma queria que os Stories vencessem o Snapchat, o algoritmo melhorou o alcance dos posts desse formato. Com isso, o feed perdeu alcance e os adms começaram a fazer Stories.

Outro exemplo recente tem a ver com o Reels, um concorrente do Tik Tok. Em termos de alcance, os vídeos desse formato superaram o feed e os Stories e passaram a ter mais relevância. Aliás, isso piorou muito a qualidade dos posts, pois muita gente postou vídeos de qualidade duvidosa somente para aparecer. Em suma, a busca desenfreada por alcance prejudicou a qualidade de vários conteúdos.

Ao analisar tudo isso, percebe-se que é necessário estudar o algoritmo com frequência. Dessa forma, você saberá qual formato atrai mais interações e poderá fazer posts relacionados. Com isso, você não será pego de surpresa caso haja uma nova atualização.

Como melhorar a entrega do Instagram

Primeiramente, é importante falar que o sucesso no Instagram não acontece num passe de mágica. Geralmente, costuma demorar algum tempo até o algoritmo mostrar seu conteúdo para os usuários. Por isso, é muito importante ter paciência e postar de forma constante, mesmo que seus posts tenham poucas interações.

Além disso, não existe uma ideia mágica que melhore a entrega do Instagram. Entretanto, existem técnicas que podem aumentar o interesse do público em sua página. Ao aplicar algumas dessas estratégias, ficará menos complicado obter interações em seu perfil. A seguir, veja dicas para melhorar a entrega do Instagram:

Monte uma boa estratégia para seus posts

Em qualquer trabalho nas mídias sociais, é muito importante aplicar boas estratégias nas postagens. Por mais que o algoritmo mude com frequência, lembre-se que seu público é a sua prioridade. Portanto, jamais poste qualquer porcaria só para “atrair” a atenção do algoritmo.

Nesse caso, você deve usar o Instagram para agradar quem te acompanha. Afinal, de nada adianta chamar a atenção do algoritmo se seu público não gostar do conteúdo. Se isso acontecer, sua página continuará com poucas interações e o próprio algoritmo deixará de mostrá-la. Em suma, agradar o algoritmo a qualquer custo não é nada inteligente.

Torne sua marca mais humanizada

Tornar seu perfil mais humanizado é muito importante, pois as pessoas gostam de falar com pessoas e não com marcas. Portanto, na hora de falar com seu público, é necessário que seu conteúdo cause empatia. Assim, as pessoas se sentirão representadas e terão interesse em acompanhar sua página.

No entanto, para que essa identificação aconteça, é preciso que a humanização esteja alinhada ao seu público-alvo. Por exemplo, de nada adianta postar conteúdo jovem se seu público está na faixa dos 50 anos.

Em situações assim, ao invés de empatia, os seguidores sentem repulsa por sua página. Dessa forma, eles deixarão de te seguir ou, mesmo que ainda te sigam, dificilmente engajaram no perfil. Com isso, o algoritmo deixará de entregar o seu conteúdo.

Crie conteúdos de valor

Pensando em atrair mais visualizações, muitas pessoas tendem a comprar curtidas. Dessa forma, elas mostrariam para o público que seus posts realmente são bons. Contudo, esse tipo de estratégia não tem efeito algum se o conteúdo do perfil não agrega valor.

O conteúdo da sua página deve ser útil para quem te segue. Por mais que seja tentador usar seu perfil apenas para divulgar produtos, não se baseie apenas nisso. Lembre-se que nem todos os seguidores estão preparados para comprar, pois cada pessoa vive uma situação específica.

Portanto, se sua página estiver focada apenas em vender, boa parte de seus seguidores a deixam de lado. Para evitar isso, é preciso “prender” a atenção das pessoas de outra maneira.

Seus posts devem abordar assuntos úteis, despertar interesse nas pessoas e mostrar que você é uma autoridade em seu nicho. Em suma, é preciso pensar no que seu público quer ouvir e não no que sua marca quer dizer.

Diversifique os formatos de postagem

Por mais que o Reels seja muito popular no Instagram, focar apenas nele não é a melhor opção. Como foi dito anteriormente, é preciso elaborar uma boa estratégia para seus posts. De preferência, analise o que realmente faz sentido para sua página e, se possível, diversifique seus formatos.

Ou seja, além de fazer posts no Reels, não deixe de lado os Stories, o feed e até mesmo as lives. Afinal de contas, dependendo da proposta de sua página, todos esses formatos podem ser úteis. Aliás, o Instagram permite o compartilhamento de posts do feed nos Stories. Isso facilita bastante o trabalho do adm do perfil, pois é uma forma de usar dois formatos ao mesmo tempo.