A masturbação tem efeitos positivos ou negativos no cérebro

A masturbação tem efeitos positivos ou negativos no cérebro?

Há muitas informações contraditórias – incluindo alguns mitos e rumores – sobre se a masturbação é ruim para o corpo. Antes de tudo saiba que se você se masturba ou não, isso não é da conta de ninguém.  Se você pratica a masturbação,  fique tranquilo que fazê-lo não lhe causará qualquer dano físico. E se não o fizer, não há nada para se preocupar. Mas que tal algumas informações úteis sobre masturbação? 

Aqui está o que precisa de saber.

A masturbação libera alguns hormônios dentro do corpo

Esses hormônios incluem:

  • Dopamina. Esta é um dos hormônios da felicidade que está relacionada com o sistema de recompensa do seu cérebro.
  • Endorfinas. O analgésico natural do corpo, a endorfina também têm efeitos de desintoxicação e de melhoramento do humor.
  • Ocitocina. Esta substância é frequentemente chamada de hormônio do amor e está associada a conexão social.
  • Testosterona. Esse hormônio é liberado durante o sexo para melhorar a resistência e a excitação. Também é liberado quando se tem fantasias sexuais.
  • Prolactina. Um hormônio que desempenha um papel importante na lactação, a prolactina também influencia o seu humor e sistema imuno.

A masturbação pode causar a liberação de quantidades saudáveis desses hormônios, razão pela qual pode afetar positivamente o seu humor e a sua saúde física. 

Masturbação afeta o seu estado de ânimo

Dopamina, endorfinas, e ocitocina… são todos chamados de  “hormônios da felicidade” associadas à redução do stress, ligação, e relaxamento.

Às vezes, a masturbação pode ajudá-lo a sentir-se um pouco melhor quando o seu humor está para baixo. Assim como pode ajudar o seu foco e concentração. Muitas pessoas descobrem que a masturbação pode ajudá-las a se concentrarem melhor. 

Não há explicação científica para isto, uma vez que não se tem estudos específicos nessa área. Contudo, este sentimento de clareza e concentração pode ser o resultado de se sentir relaxado e feliz após um orgasmo.

Pode ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade

Embora a ocitocina seja vulgarmente conhecida como a “hormônio do amor” e associada à conexão social, está também associada à desintoxicação e ao relaxamento.

Como um estudo de 2005 demonstra, a ocitocina desempenha um papel importante na regulação do estresse e na redução da ansiedade. Ela reduz a pressão arterial e abaixa os seus níveis de cortisol. O cortisol é um hormônio associado ao stress.

Portanto, se espera aliviar alguma tensão após um dia difícil no trabalho, a masturbação pode ser uma boa técnica de relaxamento!

Masturbação te ajuda a dormir

Muitas pessoas usam a masturbação para adormecer.

A ocitocina e as endorfinas estão associadas ao relaxamento. Então, faz sentido que a masturbação possa ajudá-lo a dormir, especialmente se o estresse e a ansiedade o estiverem impedindo de ficar com os olhos fechados.

Pode também ter um efeito na sua auto-estima

Para alguns, masturbar-se pode ser uma forma de praticar o amor-próprio, conhecer o seu corpo, e passar um tempo com si próprio.

Ali em sua intimidade, a pessoa aprende a desfrutar do seu próprio corpo e a descobrir o que mais lhe agrada durante o sexo. Com isso, a masturbação pode aumentar a sua auto-estima. Então, masturbação não faz mal?

Tudo isto pode melhorar a sua vida sexual.

Muitos terapeutas sexuais sugerem a masturbação regularmente – quer o paciente seja solteiro ou tenha um parceiro/a.

Além dos benefícios físicos derivados da masturbação, um aumento da auto-estima aliado ao relaxamento pode ser ótimo para a vida sexual. 

Quanto à libido, há estudos que demonstram que a masturbação pode ajudá-lo a manter um desejo sexual saudável.  A masturbação pode ajudá-lo a descobrir o que é agradável e excitante para si mesmo, o que, posteriormente, pode ajudar a demonstrar ao seu parceiro o que lhe agrada durante o sexo.

Mas os efeitos nem sempre são positivos

Embora existam benefícios comprovados, algumas pessoas têm experiências negativas com a masturbação. Principalmente por causa de culpa e mitos que rondam a masturbação.

É importante lembrar que não há qualquer problema em não se masturbar. A pessoa pode não gostar da sensação, ou pode ser contra o seu sistema de crenças, ou ainda pode simplesmente não se interessar pela masturbação.  E está tudo bem! A escolha de se masturbar ou não depende apenas da vontade de cada um.

Se a masturbação for difícil de ser praticada por você e esta dificuldade estiver a incomodando, considere a hipótese de recorrer a um médico ou terapeuta.

Mitos sobre a masturbação

Algumas pessoas experimentam sentimentos negativos relacionados com expectativas sociais ou mentais.

Por exemplo, a masturbação é considerada um pecado em algumas religiões. Há também muitos estigmas sociais ligados à masturbação: Algumas pessoas acreditam que as mulheres não se devem masturbar, ou que a masturbação é imoral. Isso para não mencionar os mitos que criam ainda mais ansiedade em torno da masturbação.

Muitos de nós já ouvimos os rumores de que a masturbação pode te fazer ficar cego, ou que pode fazer crescer cabelo nas suas mãos – ambas afirmações completamente falsas que parecem circular amplamente! Se acreditar nessas coisas e continuar a masturbar-se, poderá experimentar sentimentos de culpa, ansiedade, vergonha, ou auto-aversão depois.

É totalmente correcto abster-se de se masturbar por causa das suas crenças pessoais, mas se quiser trabalhar através de sentimentos de culpa e masturbar-se sem ansiedade, falar com um terapeuta pode ajudar.

Condições que implicam na masturbação

Para além das dificuldades sociais e espirituais, as condições de saúde subjacentes podem tornar a masturbação difícil.

Por exemplo, a masturbação pode ser frustrante se existir a experiência de: 

Para além disso, a masturbação pode ser péssima se houver algum trauma psicológico sexual.

Masturbação é ruim para o cérebro ou corpo? Depende das suas necessidades e desejos individuais

A masturbação é ruim para nosso corpo? Não, não intrinsecamente. Essa é uma experiência completamente individual. Portanto, masturbe-se se quiser, mas não se sinta pressionado a masturbar-se se não gostar – a decisão é sua!