Ambientes fechados e o risco para a saúde

Ambientes fechados e o risco para a saúde

Não é de hoje que os ambientes fechados representam um grande problema para a saúde. Além das várias doenças que podem ser adquiridas a partir do ar, também há uma certa facilidade em encontrar desconforto nesses locais. Assim, o risco para a saúde é um fator alarmante quando estamos tratando desse assunto.

Apesar de tudo, é comum manter ambientes fechados. Isso porque muitos estão mais preocupados com a temperatura do local, e não com a qualidade do ar. Um exemplo claro disso é o uso de aparelhos ar condicionados. Apesar de ótimas opções para climatizar ambientes, podem ser prejudiciais à saúde.

Com a pandemia é claro que alguns pontos foram alterados. Por outro lado, nem sempre isso significa uma real e importante mudança. Muitas pessoas não seguiram essas práticas e por conta disso podem apresentar problemas.

As doenças representam o que mais importa aqui. Afinal de contas, muitas delas são causadas por conta de falta de cuidados relacionados a tal fator. O próprio covid trouxe essa realidade à tona.

Por que ambientes fechados são um risco?

Quando você pensa em um ambiente fechado, qual é o seu primeiro pensamento? Talvez o desconforto, certo? Isso porque esses locais podem deixar o ar com baixa qualidade. O ar condicionado pode até mesmo contribuir para que isso seja mais evidente. Apesar de muitos não considerarem um grande problema, há certas ressalvas com relação ao risco.

Quando se está em um local fechado é comum encontrar problemas até mesmo para respirar. Além disso, poderá sofrer com a possibilidade de contrair algumas doenças. A covid foi a mais comentada, mas não é a única que se propaga pelo ar, por isso é tão importante ter um cuidado extra.

Naturalmente, algumas poucas ações são úteis. Evitam doenças e ajudam no monitoramento do local. Mas antes disso, é importante saber mais sobre os riscos.

Ambientes fechados e a propagação de vírus

É bem comum encontrar esse problema. Na verdade, é graças a isso que muitas pessoas acabam contraindo doenças severas. Apesar do local não ser exatamente favorável para o vírus, a sua circulação se restringe apenas àquele local, por isso há mais chances de você e outras pessoas ficarem doentes.

É algo que acontece bastante em ambientes de trabalho, portanto é fundamental saber lidar com isso. Afinal, o preço de um funcionário doente é alto para a empresa também. Ter um bom sistema de ventilação acaba sendo a melhor jogada.

Problemas na respiração

Ter problemas na respiração por conta dos ambientes fechados é até comum. Para quem já possui problemas isso pode ser ainda pior. Asma, alergias, sinusite e muitos outros problemas respiratórios podem se apresentar de forma mais abrangente a partir do momento em que são relacionados a ambientes fechados.

A partir disso, certos tipos de crises se tornam mais comuns. O preço de tudo isso é um trabalho mais complexo com relação a climatização do local. Utilizar o ar condicionado não irá ajudar, pelo contrário, pode até mesmo atrapalhar muito!

Resfriados e gripes 

Apesar de não serem graves, ninguém deseja contrair eles, certo? A gripe é muito comum, principalmente durante o inverno e outros tempos em que a precipitação de chuva é maior. Isso acontece, principalmente porque nesses momentos há uma tendência em deixar o local ainda mais fechado.

Além disso, é possível destacar que os vírus acabam vivendo maior no frio. Esse com certeza é um grande problema para quem deseja se livrar de vez do frio. No entanto, é melhor investir em algum equipamento que lide com a questão do frio. Os ambientes fechados podem ser ainda mais prejudiciais para sua saúde.

Meningite e pneumonia

Esses são casos mais graves e com certeza merecem sua atenção. Geralmente são mais presentes em tempo frio também. A pneumonia é muito perigosa, principalmente se o seu tipo for grave. Além dos sintomas que são incômodos, há também outros problemas e até sequelas que podem ser deixadas.

Por falar nisso, ela pode ser causada por vírus, fungos e até bactérias. O que torna ela tão grave é a inflamação nos pulmões. Isso acontece, sobretudo, no local onde ocorre a troca gasosa. Com isso, problemas respiratórios acabam sendo mais comuns ainda!

Conclusão

Agora que já sabe tudo sobre os tipos de doenças que podem ser contraídas por conta dos ambientes fechados, tenha mais cuidado! Tanto no seu trabalho ou em locais que visita com frequência, tenha atenção nisso.

Um exemplo claro disso é quando entramos em um ônibus. Se é um dia frio, é comum que todas as janelas estejam fechadas. Acredite, apesar de ser incômodo, vale mais a pena lidar com o frio do que com as consequências do ambiente com baixa circulação de ar.

Você pode aprender mais sobre isso! Procure entender mais sobre a origem de certas doenças e até mesmo fatores que agregam. Isso ajudará para que entenda ainda mais!