Como deixar um apartamento funcional

Como deixar um apartamento funcional?

Sabemos que encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária não é uma tarefa fácil, mas com certeza é bastante recompensadora. Afinal, é ele quem irá garantir o conforto da família no dia a dia, promovendo maior qualidade de vida e bem-estar. Mas, um fator que contribui significativamente para isso é a decoração, sendo fundamental priorizar a funcionalidade dos ambientes, pois de nada adianta um espaço bonito, mas que dá trabalho ou não atende as necessidades no dia a dia. Portanto, se você está pensando em como organizar seu imóvel depois da mudança, continue acompanhando o post de hoje e veja como deixar um apartamento funcional. 

1. Móveis sob medida

Os móveis sob medida ou móveis planejados são ótimas opções para quem quer deixar o apartamento funcional. Isso porque, eles são produzidos de acordo com as medidas exatas dos ambientes e para atender suas necessidades. Além disso, você pode escolher o material e cores dos móveis para que criem uma harmonia com o restante da decoração. Dessa forma, você terá espaço para armazenar seus pertences de maneira organizada, sem prejudicar a estética do local. 

2. Integre ambientes

Se possível, integre ambientes em seu apartamento, pois isso irá torná-lo ainda mais funcional. Uma ótima combinação é integrar a sala de estar/jantar com a cozinha, pois com isso, é possível receber familiares e amigos com total conforto. Afinal, ninguém precisará ficar sozinho cozinhando, enquanto os outros se divertem, pois todos conseguem interagir, sem precisar ficar em pé ou longe do sofá. Além disso, a integração promove sensação de amplitude. 

3. Decoração minimalista

A decoração influencia diretamente na funcionalidade do espaço, pois ambientes carregados de enfeites não são fáceis de manter no dia a dia, além de se tornarem pesados esteticamente. Por isso, invista em peças que são essenciais e que você realmente deseja comprar, sendo fundamental ter um bom planejamento para evitar extrapolar os elementos e orçamento. O estilo minimalista é uma ótima opção para quem está em dúvida no momento de decorar. 

4. Tons neutros

As cores neutras e claras têm o poder de transformar cômodos pequenos, promovendo sensação de amplitude e tranquilidade. Nos ambientes integrados, aposte em uma paleta neutra, pois assim é mais fácil para combinar mobílias e acessórios, além de trazer a uniformidade aos ambientes. A funcionalidade também deve ser considerada no momento de decorar os espaços. 

5. Tecidos e materiais adequados

Além de promover uma decoração funcional, também é importante considerar o dia a dia dos moradores. Nesse sentido, invista em materiais e tecidos que sejam de fácil manutenção, principalmente quando falamos de cortinas, sofás, tapetes e almofadas. Para isso, analise os hábitos dos moradores e entenda quais serão as melhores escolhas para o ambiente. Ou seja, se tiver crianças ou animais, prefira tecidos resistentes e impermeáveis. 

6. Valorização da luz natural e artificial

Um ambiente bem iluminado com certeza altera nossa percepção de espaço, destacando contornos, inserindo limites, cores e texturas das superfícies. Por isso, é fundamental garantir boa entrada de luz natural no dia a dia, evitando móveis que bloqueiem a luz. Além disso, um projeto de iluminação bem planejado também é uma ótima forma para criar diferentes sensações em um mesmo local. 

7. Móveis multifuncionais

Móveis que tenham mais de uma função são ótimas pedidas para tornar um apartamento mais funcional. Por exemplo, um sofá retrátil ou sofá cama pode transformar a sala em poucos minutos em um quarto de hóspedes. Além disso, a cama-baú permite que você guarde pertences que menos utiliza sem ocupar mais espaço no armário, como malas, caixas, etc. Assim, você terá maior conforto para guardar itens que utiliza com maior frequência em lugares de fácil acesso. 

8. Nichos e prateleiras

Nichos e prateleiras são excelentes formas de otimizar os ambientes, pois com isso você aproveita o espaço vazio sem ocupar tanto espaço: as paredes. Em um apartamento pequeno, por exemplo, verticalizar a decoração é uma boa forma de armazenar seus pertences, sem perder medidas de circulação. Mas, lembre-se de ter parcimônia, pois encher as paredes de nichos e prateleiras não é interessante. 

9. Tamanho importa

Por fim, mas não menos importante, o tamanho dos elementos que irá incluir nos espaços deve ser considerado. Por exemplo, em um ambiente pequeno, muitos cometem o erro de adquirir muitas peças pequenas, sendo que o indicado é escolher menos itens, mas com um tamanho maior. Dessa forma, não se faz tanta bagunça e você garante sensação de amplitude. Contudo, é importante ter cuidado para também não escolher objetos grandes demais e desproporcionais. 

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você irá deixar seu apartamento extremamente funcional e bem otimizado para seu dia a dia. Uma boa dica para quem quer melhorar ainda mais o projeto é contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores, pois como são especializados, esses profissionais irão criar ambientes que atendam suas necessidades, preferências e, claro, orçamento.