MobileTrans

MobileTrans: 6 recursos importantes que você precisa conhecer

Para quem utiliza dispositivos eletrônicos no âmbito pessoal ou profissional, conhecer ferramentas digitais acaba sendo uma necessidade. Sem esse tipo de conhecimento, nós ficamos à mercê de todo tipo de risco, sendo o mais comum deles a perda de arquivos, por erro humano ou danos técnicos.

Naturalmente, as pessoas mais acostumadas com o mundo analógico podem sentir um pouco de dificuldade em se adaptar às ferramentas digitais. Essa realidade aponta para a necessidade de programas que tragam múltiplas funcionalidades e que possuam uma interface fácil de usar.

Um desses programas, sobre o qual nós vamos falar hoje, é o Wondershare MobileTrans. Disponível para dispositivos eletrônicos, ele traz consigo as mais diversas ferramentas, com o objetivo de facilitar o uso dos aparelhos e resolver os problemas mais comuns associados com transferência de arquivos.

O que é o Wondershare MobileTrans?

O Wondershare MobileTrans é um software para computadores, compatível com o sistema operacional Windows. Apesar de ser instalado em máquinas dessa natureza, suas ferramentas têm como foco aparelhos mobile, em especial os smartphones. O MobileTrans funciona com iPhones.

Dentre as ferramentas disponibilizadas pelo MobileTrans podemos citar a transferência de dados contidos no WhatsApp, a restauração de dados do aparelho móvel e de seus aplicativos, a transferência de dados do celular, o backup de dados importantes e uma série de outras tarefas.

A fim de que você consiga compreender como cada uma dessas ferramentas do MobileTrans funciona, abaixo nós selecionamos as 6 principais. Em todos os casos, a utilização do programa é simples e intuitiva, tornando-o ideal para pessoas que não possuem extensa experiência com computadores.

1 – Compatibilidade com a nuvem

Um aspecto interessante do MobileTrans é o fato de que ele é completamente compatível com os dois principais sistemas de armazenamento em nuvem: o Google Drive e o iCloud. É possível, através do programa, restaurar backup Google Drive, o que o coloca como um programa complementar útil.

Consegue-se transferir backups prévios do WhatsApp, que estejam salvos no Google Drive, para novos dispositivos. Da mesma forma, o MobileTrans torna possível transferir dados do iCloud (sistema de armazenamento da Apple) para o celular, seja ele um aparelho com Android ou com o sistema iOS.

2 – Transferência do WhatsApp

Talvez a ferramenta mais buscada por aqueles que utilizam o MobileTrans seja a transferência do WhatsApp. É interessante notar que o programa funciona não somente com a versão “vanilla” do programa, mas também com o WhatsApp Business, usado especialmente em contextos profissionais.

Você pode transferir mensagens do WhatsApp de um dispositivo para outro, bem como todos os dados associados à conta, como figurinhas, contatos e mídias. Essa ferramenta é especialmente útil para aqueles que desejam trocar de aparelho, mas querem manter os dados do WhatsApp intactos.

3 – Restauração de dados

A restauração de dados é outra das ferramentas do MobileTrans com aplicações múltiplas. Você consegue restaurar WhatsApp, como mencionado brevemente em tópicos anteriores, mas também restaurar dados do iTunes e até mesmo mensagens e dados apagados deste aplicativo e do WhatsApp.

Como é esperado, a restauração de dados do iTunes para o celular requer a compatibilidade do novo aparelho com o programa da Apple. Já no caso da restauração de dados apagados do WhatsApp, o MobileTrans facilita a tarefa, garantindo que a ferramenta funcione também com a versão Business.

4 – Transferência de dados do celular

Quando falamos sobre o uso do MobileTrans para a transferência de dados do celular, podemos dividi-lo em três ferramentas principais: a transferência de celular para celular, a importação de dados do computador para o celular e a exportação desses mesmos dados do smartphone para as máquinas.

A transferência inclui dados como contatos, imagens, vídeos e outras mídias presentes nos aparelhos. É possível realizar a tarefa tanto com arquivos guardados na própria memória do celular, quanto com aqueles que estão salvos em um cartão SD, desde que este esteja inserido no smartphone.

5 – Backup de dados

Por fim, mas definitivamente não menos importante, está a função de backup de dados do celular. Essa ferramenta é especialmente útil para quem deseja manter cópias dos seus arquivos salvas com segurança, mas um backup é algo recomendado mesmo para dados menos importantes.

O MobileTrans permite o backup de contatos, SMS, fotos, vídeos, músicas e outros. Aqueles que utilizam o programa podem optar por quais arquivos (ou quais formatos de arquivos) desejam recuperar. O processo leva poucos minutos, considerando o tamanho e a quantidade dos dados.

Outras ferramentas úteis do Wondershare MobileTrans incluem transferência de outros aplicativos que não sejam o WhatsApp, backup de dados de aplicativos, transferência de playlists entre diferentes plataformas (como o iTunes), gerenciamento de contatos do smartphone e até um conversor HEIC. 

Para que esperar uma situação de emergência para utilizar um programa com ferramentas tão úteis? Melhor do que encontrar soluções para problemas, é evitar que esses problemas aconteçam. Com alguns minutos de uso, o Wondershare MobileTrans facilita a vida daqueles que o utilizam.