Perfis de investidor

Perfis de investidor: conheça os diferentes perfis para investir

O desejo de ser investidor ou mesmo de conhecer como funciona esse setor do mercado financeiro é muito presente, principalmente pensando nos resultados que os mais diferentes tipos de investimentos podem oferecer quando trabalhados corretamente.

Apesar de parecer um “mundo distante”, a tecnologia está tornando essa área cada vez mais acessível, optando até por disponibilizar um investimento com sua moeda própria, a criptomoeda.

A internet proporciona um espaço para adquirir conhecimentos nos investimentos e se inserir no mercado enquanto investidor. Conheça os diferentes perfis para investir e saiba qual se encaixa melhor em sua situação. 

O que caracteriza um perfil de investidor? 

Como o próprio nome afirma, um perfil de investidor é caracterizado pela classificação que um investidor possui de acordo com suas características enquanto investidor.

Cada conjunto de características define um tipo de perfil, no qual cada investidor se encaixa. Basicamente, o perfil funciona como uma forma de inserir investidores em “caixinhas”, para definir cada tipo e então facilitar processos de investimentos, escolhas, valores, entre outros; sendo um método de estratégia para evitar principalmente prejuízos e técnicas precipitadas. 

Ou seja, definir qual é o seu perfil de investidor é uma forma de se conhecer enquanto investidor ou mesmo definir como pretende atuar enquanto um investidor. É uma forma de controlar e se auxiliar estrategicamente.

Com isso, o principal que irá definir cada perfil são as movimentações em relação aos riscos de investimento que o indivíduo pratica, cada grau de risco (baseado em inúmeras movimentações e investimentos) define um perfil diferente de investidor, e posteriormente definido, é a base para novos investimentos.

É possível escolher o perfil no qual deseja se encaixar? 

Indiretamente é possível, pois o perfil de investidor é baseado nas ações e investimentos nos quais o indivíduo realiza. Ou seja, não é possível chegar a afirmar: “irei apenas investir e comprar bitcoin e serei um investidor de perfil x”, mas é possível pesquisar e entender cada tipo de perfil e o que os define, para então baseado nessas informações, entender qual o melhor caminho a seguir e agir como qual perfil deseja ser.

Entretanto, é pouco provável agir por um único caminho de forma fixa e planejada, normalmente o perfil é definido por ações específicas, sendo muito difícil que um investidor seja todos os perfis ou até mesmo mais de um; o que importará sempre são as características predominantes. 

Quais os principais perfis para investir? Suas principais diferenças 

Basicamente, são definidos 3 perfis de investidores. Perfis diferentes e que são determinados pelas principais e mais fortes movimentações dos investidores. Mas lembre-se: quanto mais arriscado for determinado investimento, menor será a proporção desse ativo dentro da carteira de investidores mais conservadores, e vice-versa.

Para ter de fato a definição, é necessário um conjunto de características que se encaixam em cada perfil, sendo eles: Conservador, Moderado e Arrojado. 

Conservador

Como o próprio nome começa a afirmar, o perfil conservador é de um investidor mais receoso, que implica cautela em seus processos de investimentos, se arrisca menos e prefere evitar investimentos nos quais “não possui a certeza” ou o controle dos resultados.

Optando sempre por investimentos que “perdem menos”, preservando o dinheiro e em alguns casos, principalmente a reputação. Seus principais investimentos são em rendas fixas e títulos de capitalização. Resumindo: a maioria da sua carteira de ativos será composta por investimentos mais seguros. 

Moderado

O investidor considerado moderado, é um investidor intermediário, no qual migra entre as características de um conservador e ao mesmo tempo arrojado.

O moderado opta pela segurança, mas em certos momentos é capaz de sair da própria caixinha, optando por se arriscar de acordo com algumas circunstâncias. Normalmente, um investidor moderado é experiente e conhece bem o mercado de investimento, seus riscos e seus pontos positivos.

Arrojado

Por fim, o investidor arrojado não possui muitas regras enquanto investidor, opta por correr riscos, investir no menos comum e no mais arriscado sem medo de perder, sem medo das consequências, mas sempre com conhecimento e estratégias, evitando a perda.

É um investidor com inteligência emocional, experiência e conhecimento; em sua maioria, com grandes patrimônios e possibilidade de grandes investimentos e consequentemente, grandes perdas. 

Por que é tão importante ter um perfil de investidor? 

A importância em ter um perfil de investidor é de ter uma base de quais tipos de investimentos são ideais para cada situação; para cada tipo de investidor existem os tipos de investimentos indicados.

Normalmente, características como: objetivos financeiros, investimentos realizados, perdas e ganhos obtidos, experiência no mercado, conhecimento em como investir em criptomoedas entre outras informações são determinantes para definir o perfil.

É possível também realizar o teste API (Avaliação do Perfil de Investidor) para uma melhor assertividade de qual perfil se encaixa. O perfil de investidor irá determinar a melhor proporção de investimentos para sua situação.