microlearning

O que é o microlearning e quais são suas vantagens como método de ensino?

Altamente utilizada no meio corporativo, estratégia ganha cada vez mais espaço em sistemas de ensino pela facilidade de absorção de conteúdo

Em um momento da história da sociedade humana no qual tempo é dinheiro e tudo deve ser extremamente rápido e urgente, fica evidente que cada vez mais as pessoas vão deixar de lado tarefas e formas de aprendizado de longa duração; afinal, a forma de aprender e o tempo de atenção de cada pessoa mudou.

Nesse contexto, surge o microlearning, modelo que se propõe a tornar o ensino e o aprendizado mais ágeis, de forma a acompanhar a velocidade e os ritmos frenéticos do novo modelo de sociedade em que vivemos.

Microlearning… Conte-me mais

Microlearning é uma união de duas palavras: “micro”, que significa pequeno, e “learning”, que significa aprendizado, em inglês. Portanto, em tradução livre ficaria algo como “microaprendizado”.

A proposta do é que seja uma forma de ensino com conteúdos e assuntos curtos, apresentados de forma bem objetiva e simples. O método pode ser exposto em forma de vídeos, diagramas ou de outros modos, desde que seja de rápida absorção. 

Em média, um vídeo explicativo de matérias em cursos online dura entre 30 e 45 minutos; já no microlearning esse conteúdo vai ser dividido em uma série de vídeos, que duram entre dois e cinco minutos; assim, o conteúdo fica diluído e mais fácil de ser absorvido. O objetivo é que seja uma forma de ensino altamente customizável e que seja aplicada em doses diárias de conhecimento.

Vale dizer que o microlearning já é usado no meio corporativo, por ser pensado para atender organizações com fluxo de trabalho intenso, e atualmente começou a ter espaço em instituições de ensino, como escolas, centros de treinamentos e até em cursos de idiomas.

Assim, muitas pessoas preferem aprender dessa forma em ambientes online, pois é mais fácil de disponibilizar aulas curtas de forma digital, ao invés de promover encontros presenciais por um curto período de tempo.

Quais as vantagens de usar o microlearning?

Dentre as diversas vantagens do aprendizado, está a facilidade de produção de conteúdo. Como o assunto a ser tratado é reduzido, de forma a se tornar uma dose de conhecimento, sua produção exige menos tempo e menos elaboração; dessa forma, métodos mais simples, como alguns poucos slides ou um vídeo curto, já dão conta do recado.

Uma segunda vantagem é que o tempo é otimizado, se aplicado de forma correta, ao contrário de um método tradicional de ensino, com seminários ou palestras que podem durar horas e, muito provavelmente, não prender a atenção do aluno. O microlearning, com suas pequenas doses de conhecimento, pode diluir esse tempo que seria “perdido” ao longo do dia e, por repetição, ficar fixado na memória de quem consumiu aquele conteúdo.

Microlearning também tem manutenção facilitada. O ensino que utiliza livros e apostilas pode ficar facilmente desatualizado em pouco tempo, o que requer um alto custo de manutenção, com reimpressões e atualizações. Já no método do microlearning, como os conteúdos são curtos, é muito mais fácil atualizar apenas aquela matéria ou assunto que está defasado. Tudo isso pode ser feito através de aulas particulares online, por isso, é uma estratégia muito utilizada em cursos EAD, que precisam dispor de muitos conteúdos prontos de antemão.

Outra vantagem em relação ao ensino tradicional é que pode ser apresentado em formatos e plataformas diversificados, e existem conteúdos que podem ser passados em forma de música, vídeos curtos, desafios, minigames, listas de curiosidades, entre outros.