praias para voar de parapente

6 praias para voar de parapente

O paraglider, mais conhecido como parapente no Brasil, é um esporte radical muito famoso e parecido com o paraquedismo. Afinal, também exige que o praticante salte de um ponto alto com o auxílio de um paraquedas que se abre e permite que ele fique planando no ar. Contudo, ao contrário do paraquedista, que passa por um voo mais agressivo, o parapentista aproveita um voo mais dinâmico e calmo, apreciando a paisagem, mas sem deixar de lado a emoção e adrenalina. Os cenários são os mais diferentes e incríveis, mas se você gosta do litoral, não deixe de acompanhar o post de hoje e conheça as melhores praias para voar de parapente. 

1. Praia Brava, Itajaí, Santa Catarina

Cada vez mais pessoas procuram uma imobiliária em Itajaí, a fim de investir nos apartamentos na planta na Praia Brava, garantindo maior qualidade de vida e bons retornos financeiros. Isso não é para menos, pois além de excelente infraestrutura, ela conta com belezas naturais incríveis e bem preservadas, sendo um ótimo cenário para saltar de parapente. O Morro do Careca, na ponta sul da praia é ponto de decolagem de voos livres e um dos melhores lugares para saltar no litoral catarinense e brasileiro. 

É possível fazer o voo duplo, com um acompanhante experiente para apreciar a região incrível da Praia Brava e Balneário Camboriú. Contudo, existe ainda a possibilidade de aprender o esporte e se profissionalizar, visto que o local conta com diversas escolas e instrutores registrados na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). 

2. Santos, São Paulo

O melhor lugar para voar de parapente em Santos está bem na divisa com São Vicente. A cerca de 182 metros acima do nível do mar, o visual é incrível e já vale a visita, mesmo para quem não vai voar. A subida até a rampa é íngreme e estreita, mas bem sinalizada a partir da avenida da praia. Você pode fazer o trajeto a pé em 20 minutos ou chegar até lá pelo teleférico de São Vicente, que liga a praia do Itararé até o alto da montanha. O voo dura cerca de 20 minutos e o visual é incrível. 

3. Praia da Pipa, Tibau do Sul, Rio Grande do Norte

Na Praia da Pipa, em Tibau do Sul, os voos são realizados entre os meses de novembro e abril, desde que os dias estejam com condições de vento favoráveis, começando às 8h e finalizando às 17h. Os voos duplos são feitos com profissionais e equipamentos que oferecem toda a segurança necessária para os viajantes. Com certeza você irá sentir emoções incríveis ao avistar de cima as paisagens incríveis das Praias de Cacimbinhas, do Madeiro e, claro, de Pipa. 

4. Praia do Sol, João Pessoa, Paraíba

A Rampa da Praia do Sol em João Pessoa é uma das mais famosas do país, visto que os ventos são propícios para os voos de parapente. Inclusive, justamente por isso, a cidade é excelente para iniciantes, com condições de vento muito favoráveis. O acesso à Praia do Sol é feito pela Avenida Escritor Ramalho Leite, sendo que qualquer carro consegue acessar o local. A rampa está localizada a cerca de 20 km das Praias de Tambaú e Cabo Branco e os voos oferecem uma vista incrível de toda a região de João Pessoa.  

5. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

É claro que a cidade maravilhosa não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo um destino muito popular e um dos picos mais famosos do mundo. Aqui, a Pedra Bonita é o lugar ideal, localizada na Floresta da Tijuca e também sendo um ponto turístico bastante visitado. Inclusive, a rampa está entre as mais conhecidas para a modalidade de voo livre entre os praticantes do esporte. Localizada a cerca de 600 metros de altitude, a Pedra Bonita oferece vista para outros lugares incríveis, como a Pedra da Gávea, Corcovado e o Morro dos Dois Irmãos. 

6. Praia de Ponta do Mel, Areia Branca, Rio Grande do Norte

O vento de Areia Branca é responsável por gerar energia elétrica e somente com essa informação já sabemos que as condições são excelentes para a prática do esporte no município. A Praia Ponta do Mel é a mais procurada da região pelos esportistas, mas não tem acesso tão simples, sendo necessário contar com a ajuda de guias especializados para orientarem da forma correta. Mas, saiba que todo o esforço vale a pena, com uma vista incrível da região.  

Então, agora que você conhece algumas das melhores praias do Brasil para saltar de parapente, já pode escolher qual será seu próximo destino. É importante ter em mente que, esteja você procurando um voo duplo ou queira se especializar, é essencial contar com a ajuda de escolas e instrutores registrados na ANAC. Afinal, dessa forma você garante que os profissionais têm total conhecimento e experiência, conferindo maior segurança para seus voos e aprendizados.