como decorar a casa com bambu

Como decorar a casa com bambu?

A decoração da casa nova com certeza é um dos momentos mais esperados pelos moradores. Afinal, depois de todo o processo burocrático finalizado com a imobiliária, não há nada melhor do que colocar sua identidade nos ambientes, conferindo conforto, funcionalidade e qualidade de vida. Um material extremamente versátil e que ganha cada vez mais destaque nos ambientes é o bambu, sendo facilmente encontrado e encaixado nos mais diferentes tipos de projetos.

Contudo, justamente por ser tão versátil, é comum surgirem algumas dúvidas sobre como utilizá-lo. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para dar algumas dicas incríveis de como decorar sua casa com bambu. Vamos lá?

Artesanato com bambu

Uma planta típica tropical, com mais de mil espécies diferentes disponíveis na natureza nos mais variados tamanhos, cores e características, o bambu é uma planta incrível. No Brasil, o tipo mais comum é o cultivado, geralmente, à beira d’água ou em lugares muito altos. Isso porque, suas raízes são fortes, impedindo o deslizamento em vários lugares de alto risco. 

Contudo, vale deixar claro que independente da espécie, todas elas são versáteis, resistentes e usuais, servindo de matéria-prima tanto para as indústrias como para trabalhos manuais, especialmente o artesanato. Confira abaixo algumas alternativas para incluir o artesanato com bambu em sua nova casa:

1. Bambu grosso

O bambu grosso permite a produção de peças mais robustas que, por si só, já chamam a atenção e se destacam na decoração do ambiente. Sendo assim, utilizar o bambu para criar móveis é uma ótima maneira de deixar o espaço com uma característica única e diferenciada. Inclusive, é por isso que vem ganhando cada vez mais adeptos na arquitetura e decoração.

O bambu grosso pode ser utilizado das mais diferentes formas, complementando a decoração de uma casa de praia, de campo, sítio ou chácara, trazendo elegância e aconchego aos ambientes. Portanto, para quem gosta de um toque rústico, criar ou comprar uma cabeceira de bambu para a cama é uma ótima forma de unir beleza, natureza e experiência diferenciada. 

Vale lembrar ainda que sua estrutura robusta permite criar peças exclusivas e que fazem parte de nosso dia a dia, como por exemplo um suporte de celular. Além de extremamente charmoso, contribui com a organização do espaço, mantendo o aparelho sempre à vista.

2. Bambu fino

Ainda é possível criar peças exclusivas com o bambu fino. Mas, por ter uma estrutura mais estreita, ela geralmente vem acompanhada de outras matérias-primas. Por exemplo, a tampa de vaso sanitário com bambu fino é muito interessante, trazendo um destaque visual diferenciado. Contudo, para manter a durabilidade e rigidez necessárias, a estrutura recebe um acabamento especial com resina transparente e bambu fino. 

Além disso, outras pequenas peças podem ser criadas com esse material, como por exemplo um suporte de sabonete, criado com vários filetes de bambu fino e um barbante para mantê-los unidos.

3. Vaso de bambu

Os vasos de bambu combinam perfeitamente com qualquer tipo de planta, visto que possuem as mesmas características naturais. Eles podem ficar expostos sobre o móvel ou suspensos nas paredes, formando um jardim vertical incrível. Além de ocupar menos espaço, algumas peças são mais baratas que opções tradicionais de vidro e cerâmica, por exemplo. 

4. Cadeiras de bambu

Extremamente confortáveis e charmosas, as cadeiras de bambu são perfeitas para trazer um ar rústico para os ambientes, mas sem deixar de lado a elegância. Uma boa dica é combiná-las com estofados, que podem ser mais discretos ou estampados, dependendo de sua decoração. 

5. Revestimento com bambu

Essa é uma alternativa ecológica ao revestimento de madeira comum, sendo basicamente, folhas laminadas bem finas que podem ser coladas nas superfícies. Extremamente resistente, o bambu tem menor tendência à expansão e contração quando comparado à madeira. Ele possui diferentes tons e acabamentos, sendo uma alternativa excelente para o novo imóvel. 

6. Cobertura de pergolado com bambu

Cada vez mais presente em projetos sofisticados, o pergolado em conjunto com o forro de bambu torna o ambiente extremamente confortável, bem protegido e esteticamente agradável, sendo altamente durável. 

7. Balanço de bambu

O balanço de bambu é muito resistente, sendo uma ótima alternativa para criar um cantinho para relaxar e descansar ao longo do dia. Existem diversos estilos disponíveis no mercado e para completar, inclua um estofado aconchegante e bonito, com almofadas e até mesmo uma manta. 

Então, como você viu, é possível utilizar o bambu de diferentes formas na decoração de seu novo lar. Mas, é importante considerar o estilo de decoração que irá adotar para o imóvel, pois caso contrário pode prejudicar a harmonia dos ambientes. Nesse sentido, o ideal é contar com a ajuda de profissionais, como por exemplo o arquiteto ou designer de interiores. Isso porque, como são especialistas, consegue criar uma decoração sofisticada, harmônica, confortável e de acordo com suas necessidades, preferências e orçamento.