erros em produzir conteúdo que todo iniciante comete

3 erros em produzir conteúdo que todo iniciante comete

Atualmente, trabalhar com a internet é uma ótima oportunidade de ser um freelancer e também seu próprio chefe. Por causa do alto índice de desemprego no Brasil, mudar de área de atuação virou uma necessidade.

Segundo um levantamento realizado pelo Empregos.com.br em 2020, 71,4% dos profissionais do Brasil mudaram de área de atuação profissional, por causa do alto índice de desemprego no país.

Nesse cenário, é possível encontrar os mais diversos profissionais oferecendo seus trabalhos em plataformas da internet, em grupos do Facebook, nas redes sociais, através de indicação de amigos, familiares e colegas e outros meios de divulgação.

Por todos esses fatores, o número de redatores oferecendo seus serviços online aumentou. No entanto, há muitos desafios na hora de começar uma nova carreira, principalmente no meio de tantos profissionais experientes.

Porém, há algumas dicas que você pode seguir para conseguir experiência de escrever com qualidade e atender às necessidades de seus clientes. Conheça 3 erros em produzir conteúdo que todo redator iniciante comete.

1.  Não saber quais são seus segmentos de escrita

O primeiro erro que muitos redatores iniciantes cometem é propor escrever para qualquer temática sem nenhum conhecimento prévio do assunto.

Dessa maneira, um redator iniciante pode aceitar uma proposta para escrever sobre Direito ou Contabilidade e não entender nada do assunto, por exemplo.

A solução para o problema é entender quais são os assuntos que você mais tem afinidade para escrever. Você precisa delimitar alguns segmentos para fechar artigos, como marketing digital, curiosidades, mundo animal, política, beleza, moda, entre muitos outros assuntos.

Escrever sem entender do tema só traz prejuízos para você e para seu cliente. Isso porque o cliente ficará com artigos sem profundidade e com informações incoerentes para postar e você terá artigos com qualidade duvidosa para colocar no portfólio.

Dessa maneira, encontre quais são seus segmentos de escrita. Quanto mais você escrever sobre eles, mais você se tornará um especialista. Isso só agrega valor ao seu trabalho.

2.  Não saber construir um texto

Muitos redatores iniciantes podem até saber escrever bem, mas na hora de elaborar um artigo novo, o texto pode ficar confuso, sem coesão e nada interessante.

Para solucionar esse problema, utilize o reescrevertexto.app. Essa é uma ferramenta poderosa para transformar seus textos. Isso porque o Reescrever Texto tem inteligência artificial para reescrever seu artigo. Ele pode alterar parágrafos de um lugar para outro e trocar palavras por sinônimos mais coerentes.

Para utilizá-lo, basta colar um parágrafo do seu artigo na ferramenta. Ela irá criar uma alternativa para seu parágrafo, totalmente coerente, direto e interessante. Você pode realizar isso com o artigo inteiro, para ter a certeza de conseguir um artigo bem elaborado.

Dessa forma, você irá pegando a prática de como estruturar seus textos de forma mais fluída e dinâmica. Com o tempo, você terá experiência para construir textos do zero.

3.  Cometer plágio

Todos os redatores utilizam fontes da própria internet para elaborar artigos novos. Isso não é um problema.

Um problema é escrever com base em um artigo que já tem uma autoria e ainda ter mais de 3% de plágio.

Para não cometer esse erro, antes de começar um artigo, selecione entre três a quatro artigos da internet para uma pesquisa prévia. Leia sobre o assunto para entendê-lo.

Depois, defina tópicos para seu artigo, com título e subtítulos. Apenas depois desse processo, comece a escrever seu artigo com suas próprias palavras. Nada de copiar nem um trecho de um artigo já publicado.

Depois de terminar seu artigo, passe o conteúdo por uma ferramenta anti-plágio, como o CopySpider e o Plagium. Dessa maneira, você saberá se criou um conteúdo único ou ficou alguma parte plagiada.

Um artigo plagiado pode trazer muitos prejuízos para você, já que isso é um crime segundo o Código Penal. Além disso, seu cliente também pode ser penalizado pelo Google. O site ou blog do seu cliente pode parar de aparecer nos resultados de buscas do Google.

Ou seja, esse erro não pode ser cometido. Nesse sentido, não copie nenhum parágrafo de textos de sua pesquisa. Quando você passar seu artigo na ferramenta anti-plágio, você poderá verificar o índice de plágio. Nesse sentido, você poderá mudar seu artigo, para que ele seja único e exclusivo.