praias para caminhar no calçadão

8 praias para caminhar no calçadão

O Brasil conta com mais de 7 mil km de costa litorânea e o clima tropical contribui ainda mais para que o destino preferido de boa parte dos brasileiros seja a praia. São opções extremamente variadas, atendendo aos mais diferentes públicos e gostos, desde os mais aventureiros, até aqueles que preferem conforto e maior urbanização. Além disso, seja morador ou visitante, não há quem não goste de fazer uma caminhada pelo calçadão, seja no começo da manhã ou final da tarde, certo? Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as 8 melhores praias para fazer uma caminhada incrível e revigorante pelo calçadão. 

1. Meia Praia, Itapema, Santa Catarina

Itapema é uma cidade em ascensão, tanto quando falamos em turismo quanto em investimentos, visto que muitos procuram imóveis em Itapema, a fim de investir no mercado imobiliário, que se desenvolve cada vez mais. A região da Meia Praia é a que possui melhor infraestrutura, com bares, restaurantes, comércio bem desenvolvido e opções de lazer. Além disso, seu calçadão é um dos melhores do estado catarinense, com ciclovia, ciclofaixa, aparelhos de ginástica ao ar livre, banheiros, paisagismo, etc. 

2. Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

O calçadão mais famoso do mundo não poderia ficar de fora de nossa lista, não é mesmo? Esse é um dos símbolos mais famosos do Rio de Janeiro e isso não é à toa, com desenho charmoso que torna a região única. Com cerca de 4 km de extensão, ele percorre as praias do Leme e Copacabana, sendo um ótimo lugar para fazer a caminhada do dia a dia. Uma curiosidade é que as pedras calcita branca e basalto negro foram importadas de Portugal, além dos profissionais da região que vieram para sua construção. 

3. Armação de Búzios, Rio de Janeiro

Conhecida também como Búzios, essa região é um verdadeiro refúgio de luxo para os moradores do Rio de Janeiro. Misturando belezas naturais incríveis e entretenimento, ela também é conhecida como a Saint Tropez brasileira, com muito charme, praias preservadas, gastronomia e vida noturna agitada. Seu calçadão é um dos mais simpáticos do estado, abrigando diversas lojas e restaurantes, indo da orla até o centro da cidade e ideal para caminhadas. 

4. Ponta Verde, Maceió, Alagoas

Essa é uma das melhores praias urbanas de Maceió, com águas claras e calmas, perfeitas para a prática de esportes como SUP, caiaque e windsurf. Com coqueiros a perder de vista que formam um charme único na região, a Praia de Ponta Verde ainda conta com barracas e calçadão incríveis, atraindo tanto aqueles que querem fazer uma boa caminhada quanto curtir o agito de uma das orlas mais badaladas da cidade. 

5. Praia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco

Com excelente infraestrutura, a Praia de Boa Viagem é uma das mais famosas de Recife, com calçadão e ciclovia por toda sua extensão. Como consequência, é comum ver pessoas fazendo caminhadas e praticando outros esportes por ali. Com cerca de 9 km, ela ainda conta com vários quiosques e bares, oferecendo agito e total conforto para quem quer aproveitar os dias de descanso. 

6. Praia de Ponta Negra, Natal, Rio Grande do Norte

Com o Morro do Careca ao fundo, a Praia de Ponta Negra em Natal é um dos lugares mais famosos da capital do Rio Grande do Norte. Ela conta com a melhor infraestrutura da cidade, com diversos hotéis e pousadas beira-mar, restaurantes renomados e, claro, agências de passeios. Ela possui cerca de 4 km de extensão, contando com um amplo calçadão, perfeito para caminhadas. 

7. Praia da Joaquina, Florianópolis, Santa Catarina

Muito famosa entre os surfistas por suas ondas perfeitas para a prática do esporte, a Praia da Joaquina é bastante badalada, sendo uma das mais famosas do Sul do país. Com águas transparentes e ótima estrutura, ela impressiona pelas belezas naturais e qualidade dos estabelecimentos. O calçadão também é excelente para praticar outros esportes, como caminhada e corrida, sendo comum essa atmosfera na região. 

8. Praia do Gonzaga, Santos, São Paulo

Com extensa faixa de areia, a Praia do Gonzaga é excelente para fazer uma boa caminhada, com calçadão repleto de quiosques, espaço para shows, jardins, etc. Inclusive, ele ainda conta com um cinema à beira-mar, o famoso Cine Arte Posto 4, sendo perfeito para fazer um programa diferente. Portanto, mais do que praticar um esporte, você pode apreciar as belezas da região e finalizar a prática saboreando uma deliciosa água de coco geladinha. 

Então, agora que você conhece algumas das melhores praias para caminhar pelo calçadão, já pode escolher qual será seu próximo destino. Não deixe de ter um bom planejamento, pois ainda que possam ser aproveitadas durante todo o ano, existem épocas mais estratégicas para visitá-las, como fora da alta temporada. Assim, você garante preços mais atrativos e pode conhecer a região sem tanta gente para disputar os lugares e pontos turísticos.